Resenha do livro: Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca.

quarta-feira, janeiro 01, 2014

Esse é um tipo de livro que eu nunca procuraria na estante, mais realmente não sabia que ao lê-lo me prenderia tanto a história.



Feliz ano novo

Capa
Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2009 - 151 páginas
'Feliz ano novo', lançado em 1975, teve sua publicação e circulação proibidas em todo o território nacional um ano mais tarde, sendo recolhido pelo Departamento de Polícia Federal, sob a alegação de conter 'matéria contrária à moral e aos bons costumes'. O regime autoritário, que tentava à força encobrir os problemas que compunham a face negra do país, não suportou a linguagem dessa coleção de contos que podem traduzir ficcionalmente a verdadeira fratura exposta do corpo social.



Como o encontrei:
Em uma confraternização do meu trabalho fizemos uma dinâmica e depois fomos trocar presentes, era Amigo da Onça, que eu acho que vocês sabem como funciona, sei que fiquei de olho numa embalagem da loja Saraiva, pois me interesso por livros.
Chegou a minha vez e fui correndo no livro, resultado, fiquei com ele pra mim.

O começo e desenrolar do livro:
Comecei a ler o livro otimista, pensando que trataria de assuntos tratando sobre o Ano novo, mas, na verdade esse livro retrata o que ninguém quer saber, mas todos sabemos, a violência dentro de lares que aparentam luxo, que aparentam normalidade, trata sobre mentes psicopatas, bandidos, e tudo mais, teve uma parte que até acordei para a realidade quando fala da velha história de contos de fadas "João e Maria", não vou falar aqui porquê é bom que a curiosidade desperte em você e assim, você tenha o seu ponto de vista em relação ao livro.

Minha citação favorita foi: "a vida me ensinara a pensar, mas pensar não me ensinara a viver."

Reações provocadas em mim: espanto, vontade de parar a leitura, mas no final entendi o que realmente estava proposto.

Recomendações: É, eu recomendo pra quem gosta de fugir da mesmice de biografias alheias e romances, o livro é bom, mais o leitor também precisa ser.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião!

Posts Populares